sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Video games ajudam no tratamento de deficientes visuais!


   Para muitas pessoas os video games são meras formas de entretenimento mas para os deficientes visuais eles podem ser uma ótima forma de tratamento para recuperar a acuidade visual.
   Atualmente os video games vem sendo usados para o tratamento da ambliopia, mais conhecida como “olho preguiçoso”, que se apresenta a partir do desenvolvimento anormal do sistema visual, que pode causar redução ou perda total da visão. Tradicionalmente o tratamento é feito através do uso de um tampão (que por esperiência própria é extremamente incômodo…) que cobrem um dos olhos para que o outro passe a se tornar mais ativo ao ter que trabalhar em dobro para que, depois de um determinado período de tempo, o outro olho também passe pelo mesmo processo. Estre tratamento para obter sucesso deve ser feito até os oito anos, após esta idade dificilmente tal tratamento é eficaz.
  Buscando um tratamento que seja eficiente para pessoas acima desta idade, pesquisadores da Universidade de Berkley começaram um estudo com video games comuns para tratar jovens e adultos entre 15 e 61 anos que compunham um grupo de 20 pessoas que possuem o problema, surpreendentemente o estudo obtive resultados muito interessantes.
   Os voluntários foram divididos em dois grupos: um fez a terapia com os jogos Medal of Honor e Pacifc Assoult, enquanto o outro combinou sessões de SimCity Societies com técnicas de oclusão do olho com maior acuidade visual. Os grupos foram submetidos à sessões diárias de 2 horas de jogo, o que contabilizou 40 horas no total.
   Como resultado, o estudo comprovou que houve uma melhora na capacidade visual e na percepção tridimensional, fato este que, segundo o Dr. Roger Li, coordenador da pesquisa, comprova efetivamente que os video games promovem uma melhora na acuidade visual de jovens e adultos portadores de ambliopia.
   Este estudo demonstra também que os games não são mera perda de tempo como algumas pessoas costumam afirmar, eles também ajudam diversas pessoas, não apenas deficiente visuais, mas pessoas com problemas de depressão entre outro.




Fonte: Nerds de Vestido

Nenhum comentário:

Postar um comentário